Os vereadores de Penha aprovaram as contas dos ex-prefeitos Aquiles da Costa (MDB) e Evandro dos Navegantes (PSD) na sessão da Câmara Municipal, seguindo a recomendação do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC). O Tribunal havia orientado a aprovação das duas prestações de contas, indicando que não havia irregularidades que justificassem a reprovação.
O vereador Adriano de Souza, o Tibeco, foi o primeiro a justificar seu voto, explicando que seguiu a recomendação do TCE/SC, que não apontou falhas graves nas contas. Outros parlamentares, como Antônio Cordeiro Filho (O Toninho), Diego Matiello, Luciano de Jesus e Professor Serginho, também acompanharam a recomendação do Tribunal. "Se as contas viessem com a reprovação do Tribunal de Contas, eu votaria contra, mas vieram com a aprovação, então vou seguir a orientação", afirmou Luiz Fernando Vailatti.
Por sua vez, o vereador Professor Zaca ressaltou que a função dos vereadores é avaliar o ato, já que o Tribunal de Contas apenas orienta, sem votar nas contas. O vereador votou contra as aprovações.
As contas de Aquiles da Costa, relativas a 2023, foram aprovadas com 9 votos favoráveis e 4 contrários, enquanto as de Evandro dos Navegantes, relativas a 2016, receberam 8 votos favoráveis e 4 contrários. Com essa aprovação, ambos os ex-prefeitos continuam elegíveis e podem concorrer à prefeitura na próxima eleição.