A Secretaria de Saúde de Barra Velha (SEMUS) divulgou nesta segunda-feira, 24, o relatório mensal de faltas registradas em fevereiro pelo setor de Transporte e Tratamento Fora de Domicílio (TFD). De acordo com os dados, mais de 200 pacientes não compareceram aos procedimentos de saúde agendados, incluindo consultas, exames e cirurgias de média e alta complexidade em outras cidades.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, destacou a importância do registro de faltas como um indicador crucial para a gestão de recursos públicos. Ela enfatizou que, além de recursos desperdiçados, a ausência de pacientes também compromete o tempo de atendimento e a possibilidade de outras pessoas serem atendidas.
Em fevereiro, o setor de Transporte registrou 62 faltas, representando um aumento de 20% em relação ao mês anterior, quando foram registradas 52 faltas. Já o setor de TFD contabilizou 162 ausências.
A SEMUS reforçou que, em casos de impossibilidade de comparecimento, é de responsabilidade do paciente avisar com antecedência. A população pode entrar em contato com o setor de Transporte por WhatsApp, pelo número (47) 99171-0982, ou procurar a Ouvidoria Municipal.