Nesta quarta-feira, 2 de abril, o mundo celebra o Dia Internacional de Conscientização do Autismo, data que marca o início da campanha 'Abril Azul'. O movimento busca sensibilizar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e reforçar a necessidade de inclusão e apoio às pessoas autistas e seus familiares.
Em Barra Velha, as atividades alusivas ao tema terão início nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros. No sábado, dia 5 de abril, as UBS das localidades de Itajuba, Centro, São Cristóvão, Pedras Brancas, Quinta dos Açorianos e Sertãozinho oferecerão atendimento especializado das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h. O serviço será voltado a crianças já diagnosticadas com TEA, bem como a pais e mães atípicos.
A secretária de Saúde, Lilian Ramos Gervasi, detalha os serviços ofertados durante a ação: “Os pacientes terão acesso à vacinação e a consultas médicas agendadas, além do acolhimento de dúvidas em um ambiente de inclusão integral para pacientes e familiares, visando também cuidar de quem cuida”, destaca a secretária.
O enfermeiro e coordenador das UBS, Athos Dillan Gomes, ressalta a importância da iniciativa: “Será um momento especial, voltado ao cuidado e à conscientização sobre essa causa, que tem se tornado cada vez mais presente no cotidiano e merece reconhecimento e atenção. A ideia é oferecer apoio não só aos autistas, mas também a seus cuidadores”, explica o profissional.
Mesmo após o evento temático, a secretária reforça que as agendas para o público-alvo seguem abertas durante todo o mês de abril. Para participar, os interessados devem fazer a solicitação junto ao agente comunitário de saúde da região onde residem ou procurar diretamente a recepção da UBS mais próxima.