A Prefeitura de Penha inicia na próxima segunda-feira, 7 de abril, a campanha de vacinação contra a gripe. A imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Neste primeiro momento, a vacina estará disponível apenas para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde.
A vacina aplicada é trivalente, protegendo contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. O Dia D da campanha está previsto para o dia 10 de maio, com atendimento ampliado. Após essa data, a vacinação será estendida para toda a população a partir dos 6 meses de idade.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Nestor Filipe da Luz, a antecipação da vacinação é estratégica para garantir a proteção da população antes do inverno. “É uma forma de evitar complicações respiratórias e reduzir a circulação do vírus, principalmente em ambientes fechados”, afirmou.
O esquema vacinal segue as orientações do Ministério da Saúde. Crianças de 6 meses a 8 anos que não foram vacinadas em 2023 devem receber duas doses, com intervalo de 30 dias. Quem já recebeu anteriormente, assim como pessoas com 9 anos ou mais, receberá dose única.
A partir deste ano, a vacina contra a gripe passa a integrar o calendário de vacinação permanente para idosos, gestantes e crianças de 6 meses a menores de 6 anos, com aplicação contínua nas UBSs.
Entre os grupos prioritários estão idosos a partir de 60 anos, crianças, gestantes, puérperas, profissionais da saúde e da educação, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, pessoas com doenças crônicas e população privada de liberdade. A lista completa pode ser consultada nos canais oficiais da prefeitura.