O pescador e armador Joab Hamilton da Costa, de 43 anos, morador de Penha (SC), anunciou sua pré-candidatura a deputado federal com o objetivo de representar a pesca artesanal e industrial no Congresso Nacional. Com uma vida dedicada ao mar e às lutas da categoria, Joab quer ser a voz do setor em Brasília.
Filho e neto de pescadores, Joab começou ainda criança na pesca artesanal, ajudando o pai a pesar e descascar camarão. “Desde pequeno entendi o valor do trabalho no mar. Comecei ajudando meu pai e aos 15 anos já estava embarcando com pescadores experientes”, relembra.
Aos 18 anos tornou-se mestre de barco, aos 29 virou sócio e, aos 33, armador. Já aos 38, decidiu deixar a pesca ativa para dedicar-se exclusivamente à defesa dos direitos da categoria. “Conheço todas as modalidades de pesca, sei as dificuldades de cada uma. Estou nessa luta porque vivenciei tudo isso de perto”, afirma.
Nos últimos anos, Joab se envolveu ativamente em debates e articulações políticas. Foi uma das vozes contrárias à Portaria 445 e às Instruções Normativas 10 e 12, além de defender a liberação da pesca do camarão nas 12 milhas do Rio Grande do Sul. Também propõe melhorias estruturais em pontos estratégicos da pesca no Sul do país.
“Infelizmente, nosso setor nunca teve um representante político que realmente entenda as dores da pesca. Esperei até agora para ver se alguém com conhecimento técnico e vivência se colocaria à disposição, mas isso não aconteceu. Então, estou colocando meu nome à disposição como pré-candidato a deputado federal”, declarou.
Entre suas principais propostas estão:
• Fortalecimento de sindicatos, colônias e associações de pesca
• Fim do defeso para o camarão sete-barbas em embarcações de até 18HP
• Criação do programa “Meu Primeiro Embarque”
• Aposentadoria especial para trabalhadores da pesca
• Modernização das portarias e legislações defasadas
• Investimentos em pesquisa, estatísticas e infraestrutura pesqueira
• Liberação da pesca de espécies como a corvina e a espada
•
“Quero ser a voz do pescador em Brasília. Sei exatamente o que precisa ser feito para termos uma pesca sustentável e para manter viva essa cultura milenar. Por muito tempo, o setor andou desunido. Mas estou convicto de que chegou a hora da união em prol de um único objetivo: poder pescar com dignidade”, concluiu Joab.
As ações e propostas do pré-candidato podem ser acompanhadas pelas redes sociais: @joabhamiltom