A Vigilância em Saúde de Barra Velha emitiu um alerta nesta sexta-feira (11) diante do expressivo aumento nos casos de dengue registrados no município. Segundo o Boletim da Dengue, de 1º de janeiro até 10 de abril de 2025, já foram confirmados 44 casos da doença, representando um crescimento de mais de 190% em relação ao boletim anterior, divulgado em 17 de março, quando havia 14 casos positivos.
Além disso, o número de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, também apresentou alta significativa. Até o momento, foram identificados 237 focos em diferentes bairros da cidade, um aumento de quase 80% em comparação aos 133 focos registrados no mês passado. Os bairros com maior incidência são Itajuba, Centro e São Cristóvão.
A secretária de Saúde, Lilian Ramos Gervasi, classificou a situação como preocupante e reforçou a importância da mobilização da população. “É fundamental que todos façam a sua parte, eliminando locais com água parada e denunciando possíveis focos”, destacou.
A coordenadora da Vigilância em Saúde, enfermeira Angelita Lourenço, explicou que os casos são confirmados por meio de testes rápidos (NS1) e exames laboratoriais realizados pelo LACEN/SC. Até o fechamento do boletim, 91 pessoas aguardavam resultados laboratoriais, sendo consideradas casos suspeitos.
A população pode denunciar focos do mosquito ou criadouros pelo WhatsApp da Vigilância em Saúde, no número (47) 9 9638-1879. Até o momento, não há registro de óbitos por dengue em Barra Velha.