A cidade de Penha celebra neste fim de semana a riqueza da cultura afro-brasileira com a Semana da Capoeira. Promovido pela Fundação Municipal Cultural Picucho Santos, o evento terá atividades gratuitas de sexta-feira (11) até domingo (13), reunindo mestres, professores e monitores para vivências e apresentações abertas ao público.
A abertura acontece na sexta-feira, no Centro de Capacitação Cultural Zilda Lucki da Silveira, com uma vivência de capoeira conduzida pela monitora Jaguatirica. No sábado, o mesmo espaço recebe, a partir das 19h, uma vivência sobre a história da capoeira com o professor Baiano, seguida por uma vivência de Maculelê com a monitora Danny Tempestade.
No domingo, as atividades seguem para a Praça do Trapiche, com vivência de Puxada de Rede às 15h, roda de capoeira às 16h e samba de roda às 17h, encerrando o evento com muita música, movimento e tradição.
A Semana da Capoeira conta com o apoio do Pontão Conecta e da Setorial de Capoeira Comcult, promovendo não apenas a valorização cultural, mas também o fortalecimento da identidade e das expressões afro-brasileiras na comunidade.