Os vereadores Júnior Piriquito, Nelson Feder e o presidente da Câmara de Vereadores de Barra Velha, Diego Moraes, realizaram uma visita técnica à sede da Guarda Municipal de Balneário Camboriú com o objetivo de conhecer de perto o modelo de segurança pública adotado no município.
Durante a visita, os parlamentares foram recepcionados pelo gerente da Guarda, Fábio Rambo, que apresentou a estrutura da corporação, as estratégias de atuação e os resultados obtidos nos últimos anos. Um dos dados que mais chamou a atenção dos vereadores foi a ausência de furtos de celulares durante o último Carnaval, reflexo direto da presença efetiva e ostensiva da guarda armada nas ruas.
Os vereadores destacaram que a experiência positiva de Balneário Camboriú pode servir como referência para Barra Velha. “A atuação da guarda armada tem sido fundamental na redução da criminalidade e no aumento da sensação de segurança da população”, afirmou o vereador Júnior Piriquito. Nelson Feder também elogiou a estrutura e frisou a importância de trazer um modelo eficiente para a realidade local.
Além da visita à sede da Guarda, os parlamentares também se reuniram com o vice-prefeito de Balneário Camboriú, Nilson Probst, que explicou que o município está em processo de extinção da guarda patrimonial, transferindo toda a responsabilidade da segurança municipal para a guarda armada.
O presidente da Câmara, vereador Diego Moraes, que reforçou o compromisso do Legislativo de Barra Velha com a pauta da segurança pública. Segundo ele, o modelo observado em Balneário Camboriú é um exemplo de gestão que pode ser adaptado para melhorar a segurança urbana em Barra Velha.
Com base nas informações colhidas durante a visita, os vereadores anunciaram que irão apresentar ao prefeito Daniel Pontes da Cunha uma sugestão de projeto para implantação de uma Guarda Municipal armada no município, com foco na segurança preventiva e no fortalecimento da presença nas ruas.