O Procon de Penha está emitindo um alerta à população sobre a ocorrência de descontos indevidos na folha de pagamento de aposentados e pensionistas do INSS. Segundo o órgão municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, os descontos estão sendo feitos sob a justificativa de mensalidades vinculadas a associações, muitas vezes sem autorização do beneficiário.
O Governo Federal já determinou a suspensão desses descontos e garantiu o direito ao reembolso dos valores, desde que o consumidor formalize a contestação. Para isso, o Procon orienta que os cidadãos utilizem canais oficiais, como o próprio Procon, os Correios ou o aplicativo Meu INSS, além da Central 135.
“Esses são os meios mais seguros e rápidos para resolver a situação. Alertamos que aposentados não devem confiar em terceiros que prometem resolver o problema, pois há golpes sendo aplicados com essa falsa promessa de ajuda”, afirma o diretor do Procon de Penha, Gustavo Alfredo Vanzuita.
Para quem tiver dúvidas sobre possíveis violações ou descontos irregulares, a recomendação é que façam uma consulta pelo aplicativo Meu INSS ou entrem em contato pelo número 135. Em seguida, os consumidores podem buscar atendimento presencial no Procon, localizado na Avenida Nereu Ramos, 146 – Sala 6, ou pelo WhatsApp (47) 3170-4275.