A Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas da Deic (Diretoria Estadual de Investigações Criminais) deflagrou nesta terça-feira (24) uma operação contra uma organização criminosa especializada no desvio e receptação de cargas. A investigação teve início após o suposto roubo de uma carga em um posto de combustíveis em Balneário Piçarras, em março deste ano.
Durante as apurações, a Polícia Civil descobriu que o motorista da carga, avaliada em R$ 1,4 milhão e composta por peças automotivas, havia sido corrompido pela quadrilha, colaborando com o desvio. A mercadoria foi localizada em um galpão clandestino em São Francisco do Sul, onde também foi recuperada outra carga de eletrodomésticos roubada em janeiro.
A ação resultou em sete prisões preventivas e 20 mandados de busca e apreensão em cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A polícia apreendeu ainda R$ 50 mil em espécie, veículos com placas adulteradas e celulares que serão periciados.
Segundo o delegado Juliano Baesso, a quadrilha tem atuação interestadual e já está ligada a pelo menos outros quatro crimes semelhantes, com ramificações que envolvem corrupção de motoristas, falsificação de veículos e revenda de mercadorias.
A operação mobilizou 80 policiais civis e teve alvos em Joinville, Araquari, São Francisco do Sul, Osório e Gravataí. A Deic agora analisa os depoimentos e provas colhidas para dar sequência às investigações.