Com foco na participação popular e no fortalecimento das políticas públicas, a cidade de Penha promove no dia 8 de julho a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”. O evento será realizado no Auditório da APAE, localizado na Rua Erechim, nº 215, no Centro.
Organizada pela Secretaria de Assistência Social, a conferência é um espaço democrático de debate, avaliação e construção coletiva de propostas que visam aprimorar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento está com inscrições abertas por meio do link: https://forms.gle/AUso3vtTbi4aymnQ7, e é aberto a toda a comunidade, profissionais da área e entidades da sociedade civil.
Durante o encontro, serão discutidos os cinco eixos temáticos definidos pelo governo federal:
Universalização do SUAS, com foco no acesso integral e respeito às diversidades;
Aperfeiçoamento contínuo do sistema, por meio da inovação, gestão descentralizada e valorização profissional;
Integração de benefícios e serviços socioassistenciais, visando à segurança de renda e inclusão social;
Gestão democrática e comunicação transparente;
Sustentabilidade financeira e equidade no cofinanciamento do SUAS.
A programação do evento prevê credenciamento às 8h30, seguido da abertura oficial às 9h, com a presença de autoridades locais e uma apresentação cultural. A partir das 10h, o palestrante David Tiago Cardoso conduzirá uma explanação sobre os eixos temáticos. À tarde, os participantes se dividirão em grupos para o estudo e debate das propostas, que serão votadas a partir das 15h30. A conferência será encerrada com a eleição dos delegados que representarão Penha nas etapas estadual e nacional.
Mais do que uma formalidade, a conferência municipal representa um momento essencial para escutar a população e construir, de forma coletiva, soluções para os desafios enfrentados pelas políticas sociais. É também uma oportunidade de garantir que as decisões estejam alinhadas com as reais necessidades da comunidade.