A Polícia Civil de Santa Catarina, através da DFRC (Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas) da DEIC (Diretoria Estadual de Investigações Criminais), realizou uma operação bem-sucedida na cidade de Itajaí recuperando uma carga de 90 toneladas de galinha congelada. A ação, em parceria com a DECAR (Delegacia Estadual de Combate ao Roubo de Cargas) de Goiás, tinha como objetivo desarticular um grupo criminoso atuante em diversas regiões do país.
O caso teve início em 30 de abril, quando a quadrilha praticou uma série de crimes de estelionato em Bela Vista de Goiás (GO), resultando no roubo de nove cargas de galinha congelada, causando um prejuízo estimado em R$ 1.850.000. O modus operandi da gangue envolvia um membro que se fazia passar por representante comercial de grandes redes de supermercados em São Paulo, negociando grandes quantidades de produtos alimentícios, especialmente carnes bovinas e de frango.
Após a concretização da negociação, as cargas eram retiradas na empresa vítima, sem levantar suspeitas imediatas. A fraude só era descoberta semanas depois, quando os boletos não eram pagos e as compras não eram reconhecidas pelas redes de supermercados. Para mascarar a origem ilegal da carga, a quadrilha utilizava notas fiscais fornecidas por empresas conhecidas como “noteiras”, facilitando o transporte das mercadorias pelas rodovias, evitando a fiscalização.