Segunda, 15 de Julho de 2024
16°

Tempo nublado

Balneário Piçarras, SC

Política Artigo

Pré-candidatura de Rovâni Delmonego está cada vez mais forte em São João

A pré-candidatura de Rovâni Delmonego, ex-prefeito de São João do Itaperiú, fortalece-se com o apoio iminente dos partidos MDB e PL. Tema da coluna do jornalista Francisco Carlos.

21/06/2024 às 14h07 Atualizada em 21/06/2024 às 14h20
Por: Redação
Compartilhe:
Rovâni Delmonego, ex-prefeito de São João do Itaperiú, ganha força política com o apoio dos partidos MDB e PL.
Rovâni Delmonego, ex-prefeito de São João do Itaperiú, ganha força política com o apoio dos partidos MDB e PL.

A pré-candidatura do ex-prefeito de São João do Itaperiú, Rovâni Delmonego, está a cada dia mais forte. Na próxima semana, ele deve receber o apoio formal dos partidos MDB e PL para as eleições deste ano.

Continua após a publicidade
Anúncio

Nos bastidores, as lideranças desses partidos se reuniram e concordaram que Rovâni é um candidato forte, preferindo apoiá-lo para integrar o grupo, evitando assim saírem enfraquecidos do pleito.

Continua após a publicidade
Anúncio

Até mesmo o vereador Maikom Pasternack (PL), que era pré-candidato a prefeito, desistiu de sua candidatura para apoiar Rovâni. Os partidos MDB e PL devem, em consenso, indicar um nome para ser o vice de Rovâni.

 Edson Goldacker Junkes deve ficar fora da disputa

O prefeito interino, Edson Goldacker Junkes (MDB), encontra dificuldades para formar um grupo coeso e fortalecer sua pré-candidatura a prefeito.

Ao que tudo indica, ele realmente não deve disputar estas eleições. Sua estratégia de última hora, que incluiu a exoneração de cargos de liderança ocupados por representantes do MDB e PL para pressionar por apoio, teve o efeito contrário.

Esta ação foi interpretada pelos correligionários como uma pressão inadequada. Além disso, a nomeação de pessoas de Barra Velha para cargos de primeiro escalão em São João do Itaperiú foi vista como uma indicação de que não havia pessoas competentes na cidade, o que reforçou ainda mais o apoio dos expatriados ao PSD de Rovâni.

Fora dos holofotes políticos

Após um período em Brasília, onde buscava apoio do MDB para sua pré-candidatura, Edson Junkes não obteve sucesso. Ele agora quer se afastar dos holofotes políticos e se refugiar.

Este jornalista tem tentado, sem sucesso, há mais de três semanas, agendar uma entrevista com o prefeito interino Edson para que ele anuncie sua decisão sobre manter ou desistir de sua pré-candidatura. A argumentação é de que está com “agenda cheia”.

Boatos

O presidente da Câmara de São João, Anderson Catafesta (PP), desmentiu rumores de que Pedro Schnaider Júnior (PSDB) desistiria de disputar as eleições. Segundo Catafesta, que apoia o grupo formado por PP e PSDB, tanto Gilberto Azevedo quanto Pedro Schnaider Júnior estão firmes como pré-candidatos a prefeito e vice, respectivamente, e não irão desistir da disputa.

Cenário eleitoral

 

Se o cenário atual persistir até as eleições, São João do Itaperiú terá duas candidaturas a prefeito. Uma será formada pelo PSD, MDB e PL, com Rovâni Delmonegro à frente, e outra pelo PP e PSDB, com Gilberto Azevedo e Pedro Schnaider Júnior como candidatos a prefeito e vice. A política local está intensa e cheia de reviravoltas, e os próximos dias serão de reuniões para definir o futuro político da cidade.

Por Francisco Carlos Farias

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Balneário Piçarras, SC Atualizado às 23h01 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 16°

Ter 18°C 14°C
Qua 22°C 15°C
Qui 17°C 14°C
Sex 21°C 15°C
Sáb °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes