Um ex-servidor público da Prefeitura de Barra Velha foi preso preventivamente nesta manhã de sexta-feira, 05, pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
A ação é parte de uma investigação conduzida pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha. A 2ª Vara da Comarca de Barra Velha expediu três mandados de busca e apreensão, um deles expedido no órgão municipal, e dois mandados de prisão preventiva, cumpridos no comércio do denunciado.
Segundo nota do Ministério Público, a investigação revelou que os responsáveis por fiscalizar o cumprimento das penas alternativas recebiam valores ilicitamente para atestar a realização de horas de serviços comunitários não cumpridas pelos apenados. A investigação segue em segredo de justiça.
O GAECO é uma força-tarefa em Santa Catarina composta por diversas instituições, incluindo o Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com o objetivo de identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas.