A Receita Federal realizou uma operação nos dias 4 e 5 de julho que resultou na apreensão de R$ 150 mil em bebidas alcoólicas falsificadas em Blumenau e Barra Velha. As mercadorias foram encontradas em um comércio localizado no bairro Itoupava Central, em Blumenau, e em um centro de distribuição em Barra Velha.
Segundo informações da Receita Federal, as bebidas destiladas apreendidas não possuíam documentação regular de importação e apresentavam indícios claros de falsificação. Estas mercadorias eram comercializadas para pequenos comerciantes e consumidores finais, sem qualquer informação sobre sua origem ilícita e adulteração.
Um aspecto significativo da operação é que as bebidas apreendidas serão transformadas em unidades de álcool em gel, destinadas a hospitais. Esta medida não apenas visa combater a sonegação tributária, mas também proteger a saúde pública, retirando do mercado produtos que representam risco à segurança dos consumidores.
A Receita Federal reiterou seu compromisso em proteger a indústria e o comércio nacional, além de salvaguardar a saúde pública ao retirar do mercado bebidas alcoólicas falsificadas.