Terça, 10 de Setembro de 2024
24°

Parcialmente nublado

Balneário Piçarras, SC

Política Barra Velha

Promotoria investiga possível crime de discriminação contra candidatas em Barra Velha

Áudio gravado por morador do município, contendo expressões de intolerância e humilhação, leva à abertura de investigação pela 1ª Promotoria de Justiça de Barra Velha. Caso pode resultar em pena de reclusão de até quatro anos e multa.

30/08/2024 às 14h30 Atualizada em 30/08/2024 às 15h06
Por: Redação
Compartilhe:
 Promotoria de Justiça de Barra Velha instaurou uma notícia de fato para apurar o possível crime de discriminação contra atuais candidatas às eleições municipais.
Promotoria de Justiça de Barra Velha instaurou uma notícia de fato para apurar o possível crime de discriminação contra atuais candidatas às eleições municipais.

A 1ª Promotoria de Justiça de Barra Velha instaurou uma notícia de fato para apurar o possível crime de discriminação contra atuais candidatas às eleições municipais de Barra Velha. Um homem, morador do município, teria gravado e divulgado um áudio com expressões de intolerância, constrangimento e humilhação às candidatas. O conteúdo foi divulgado por um jornal da região.  

Continua após a publicidade
Anúncio

No áudio, o homem teria dito "Há uma possibilidade bem remota (...) que vai entrar uma [mulher na vida pública]". "Nada contra, é uma opinião minha, mas é, assim, muito difícil, assim, vai entrar lá com a calcinha no joelho, entendeu? Barra Velha não elege mulher. A nossa retrospectiva mostra isso", teria seguido. "Pode ser que eleja, bom, tomara que eleja, independente do partido, mas é muito difícil, muito. Como eu falei, com a calcinha no joelho talvez ponha uma", teria completado. 

Continua após a publicidade
Anúncio

O Código Eleitoral tipifica a conduta como punível com pena de reclusão de um a quatro anos e multa. O artigo 326-B determina que é crime assediar, constranger ou humilhar, por qualquer meio, candidata a cargo eletivo ou detentora de mandato eletivo utilizando-se de menosprezo ou discriminação à condição de mulher ou à sua cor, raça ou etnia. A finalidade do crime seria impedir ou dificultar a campanha eleitoral ou o desempenho do mandato eletivo de mulheres. 

Considerando os indícios de autoria e materialidade, o Promotor de Justiça Francisco Ribeiro Soares remeteu a notícia de fato para que a Delegacia de Polícia Civil de Barra Velha avalie a instauração de um procedimento para apurar o possível crime. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Barra Velha - SC
Barra Velha - SC
Sobre o município
Balneário Piçarras, SC Atualizado às 12h01 - Fonte: ClimaTempo
24°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 26°

Qua 29°C 17°C
Qui 23°C 17°C
Sex 24°C 16°C
Sáb 22°C 18°C
Dom 18°C 15°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes